Funcionamento de uma Geladeira
"Será que se a serpentina interna da geladeira (congelador), for colocada na parte inferior dela, os alimentos nela contidos ainda seriam resfriados?" A resposta é não. A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito. Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. Observe no esquema ao lado:
A convecção é a transferência de calor que ocorre somente nos fluídos, pois estes quando mudam suas densidades, podem fluir parte de si e com isso carregar calor e transferir a outros corpos.
Fisicamente falando:
GELADEIRA COM CONGELADOR NA PARTE INFERIOR
Vantagem: A única vantagem que existe é a comodidade de não se abaixar sempre que precisar de algum alimento da geladeira que fica na parte inferior, pois neste local estará o congelador que não é usado com tanta frequência como a geladeira.
Desvantagem: Para uma geladeira com congelador na parte inferior precisaremos de dois sistemas térmicos (dois motores), pois com o congelador na parte inferior não há convecção devido ao ar frio ser mais denso e com têndencia a descer (em uma geladeira comum, esse ar frio do congelador, seria aproveitado para a geladeira). Portanto, essa geladeira (além de ser bem mais cara que os modelos convencionais) gastará mais energia, gerando um aumento considerável na conta de luz.